Porquê da certificação
As relações económicas pressupõem uma procura e uma oferta normalmente traduzida numa relação de compra. Mas para que sejam duradouras e se consolidem, devem englobar factores de qualidade, de satisfação e de transparência. As boas parcerias potenciam indubitavelmente os bons negócios.
Assim surge o conceito de Certificação. Esta função é normalmente assumida por um terceiro interlocutor, enquanto entidade reguladora externa, que tem por missão, certificar e documentar o resultado alcançado. Por outras palavras, confirmar se a compra obtida se efectuou de acordo com a venda prometida.
O processo de comunicação publicitária carece deste instrumento de transparência, justificando-se plenamente a sua pertinência, sobretudo quando a importância da comunicação é estratégica para as marcas e o esforço de investimento por parte das companhias é tão grande.
A confidencialidade e a exclusividade são factores decisivos, já que a tipologia de informação que é entregue ao cliente e aceite pelo fornecedor, pode ainda ser mais vasta maximizando o esforço aplicado, de forma a incluir análises no mesmo momento, que usem de informação confidencial e exclusiva na obtenção de resultados realmente diferenciadores.
As certificações que realizamos abrangem diferentes áreas que vão da Comunicação Publicitária nos meios tradicionais, ao Softsponsoring e aos Eventos, ao Ponto de Venda e a outros Serviços mais especializados, como por exemplo, o “Cliente Mistério”
Certificação de Meios Tradicionais
Objectivo – Avaliação da Qualidade e Localização, considerando factores estratégicos de análise, vs concorrência, qualidade etc.
- A campanha multimeios decorreu de acordo com o seu briefing de media?
- Análise das posições dos spots televisivos nos breaks vs. concorrência.
- Certificação da boa qualidade de impressão e de localização dos anúncios de imprensa.
- Certificação da qualidade da campanha de outdoor, face à visibilidade, localização e tráfego.
- Controlo dos timings e da posição dos anúncios na internet.
Destaque - Certificação OUTDOOR
O cliente recebe:
- Total de Anomalias da Campanha;
- Anomalias por Concessionário;
- Análise Qualitativa da Campanha na totalidade;
- Análise Qualitativa da Campanha por concessionário;
- Saturação das redes – quantas Marcas;
- No controle de Mupis / Bancas – certificação de que existe rotação. Qual a rotação da minha marca?
- Posições iluminadas? Qual o período? Está de acordo com a compra? De que horas a que horas (por amostragem)?
- CD com fotos datadas, de todas as posições auditadas.
Certificação de Softsponsoring
Objectivo – Avaliação quantitativa e qualitativa da exposição do produto no programa televisivo e/ou na reportagem de imprensa.
Através de um processo de monitorização, detecção, extracção e codificação é produzida e disponibilizada informação de forma estruturada e que permite responder, entre outras, a questões como:
- Quantos minutos de exposição / visibilidade teve a minha marca no programa X? Cumpriu o plano de compra?
- Como apareceu a Marca exposta? Muito visível? Pouco visível? Foi manuseada pelo protagonista?
- E quais foram as audiências obtidas?
- Qual a ponderação que devo dar? Considerar como base os pontos de visibilidade?
- E em Imprensa, as fotos da reportagem tinham a minha marca visível?
Sponsoring Audit Activation
Objectivo – Avaliação do retorno do investimento através da certificação quantitativa e qualitativa das participações dos patrocinadores em eventos, espectáculos, exposições, programas televisivos ou outros.
- Certificação da exposição/visibilidade da marca em TV e Imprensa (auto-promoções ao evento, notícias, reportagens);
- Listagem em que canais/programas e títulos de imprensa apareceu a marca (relacionado ao evento patrocinado);
- As respectivas audiências obtidas em TV e Imprensa;
- Certificação da activação de marca no local do evento (localização e visibilidade dos paneis, distribuição de panfletos e amostras, stands de venda, adesão ao passatempo…);
Estamos perante um serviço diferenciador e inovador no nosso mercado. O Anunciante avalia o retorno do seu investimento ao detalhe, de uma forma comprovada qualitativa e quantitativamente.
Certificação de Ponto de Venda
Cada vez mais as marcas apostam forte na realização de acções nos pontos de venda, sejam estes hipermercados, átrios de centros comercias, estações de serviço, átrios de cinemas, etc. por serem locais onde têm a possibilidade de um contacto próximo com o consumidor.
Objectivo – Avaliação quantitativa e qualitativa das actividades no ponto de venda, sejam pontuais ou com continuidade.
- Controlo das actividades em vários hipermercados;
- Controlo das promotoras (atitude e actividade junto do consumidor);
- Controlo das exposições negociados, tanto no linear como ao nível dos topos de gôndolas;
- Controlo das presenças nos folhetos promocionais das lojas.
Estamos mais uma vez, perante um serviço diferenciador e inovador no nosso mercado para o qual podemos ainda incluir a multimédia e tipologias.
Certificação de Serviços "Cliente Mistério"
O controlo de qualidade ao nível da prestação de serviços é uma das principais preocupações das organizações, sejam estas de carácter público, como é o caso do Estado e das Autarquias, porque prestam serviços aos cidadãos, ou de carácter privado, como é o caso das empresas que tentam fidelizar os seus clientes através da excelência do serviço que prestam.
Objectivo – Avaliação da qualidade da prestação de serviços.
- Avaliação da qualidade do atendimento ao público;
- Avaliação do conhecimento dos produtos dos colaboradores;
- Avaliação da satisfação do cliente;
- Antecipação das necessidade e desejos do cliente.
O domínio destas e muitas outras situações, são hoje absolutamente fundamentais para a sobrevivência de qualquer negócio que lide directamente com o público consumidor.